COLONOSCOPIA

A colonoscopia é essencial na prevenção do câncer coloretal e deve ser realizada preferencialmente a partir dos 45 anos, marque sua consulta.

O QUE É A COLONOSCOPIA? PARA QUE SERVE?

     É um procedimento que permite a visão do cólon e reto (intestino grosso) através de um aparelho que possui uma pequena câmera, introduzido pelo ânus. O procedimento é realizado para diagnosticar doenças, retirar pólipos (pequenos tumores malignos ou benignos) e obter biópsias (retirada de amostras de tecidos para análise).
Preparo

 

COMO É FEITO O EXAME DE COLONOSCOPIA?

     Para fazer o exame de colonoscopia é introduzido no ânus do paciente um tubo flexível com uma microcâmera em sua extremidade. Para reduzir o desconforto, o paciente é levemente sedado e fica deitado sobre o lado esquerdo habitualmente. 

       O procedimento são injetados  com o auxilio da insuflação de ar ou água para facilitar a visualização da mucosa — o que pode causar desconforto abdominal no pós-exame.

 

QUAL A DURAÇÃO DO EXAME DE COLONOSCOPIA?


     O exame dura em média 20 a 30 minutos. Mas esse tempo pode variar quando é colhida amostra para biópsia ou são feitos outros procedimentos, como a hemostasia de sangramentos, a retirada de pólipos e outros procedimentos terapeuticos.

COMO É FEITO O PREPARO PARA O EXAME DE COLONOSCOPIA?

     Para que o médico endoscopista faça um exame adequado, é necessário que o cólon esteja completamente limpo. Para tanto, antes de fazer o exame, é preciso fazer um preparo individualizado. Normalmente se utiliza remédios laxativos para ser tomado no dia anterior ao exame, associado a uma dieta restritiva e uma grande ingesta de líquidos. Em alguns casos também pode ser indicada uma lavagem intestinal.

      O preparo para o exame causa forte diarreia para limpar o cólon, assim é importante beber muito líquido para evitar a desidratação. Evite tomar leite, refrigerante ou bebida de cor escuras.

Siga corretamente todas as instruções de preparo prescritas por seu médico.

QUANDO  E COMO INFORMAR OS MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO?

    É importante que você relate, antes de fazer o exame, todos os remédios que faz uso. Certos medicamentos deverão ser interrompidos ou ajustados, como anticoagulantes e antidiabéticos. É preciso uma atenção especial com os anticoagulantes, uma vez que estes podem aumentar os riscos de hemorragias.

QUANDO O EXAME DE COLONOSCOPIA É INDICADO?

       As principais indicações para o exame de colonoscopia são: rastrio de câncer coloretal; acompanhamento de pacientes com pólipos; investigar sintomas com sangramento nas fezes, diarreia, anemia ferropriva e dor abdominal crônica.

     O exame também é indicado como preventivo para detecção precoce de câncer para pessoas com 45 anos.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DO PÓS-EXAME?

   A colonoscopia é um exame muito seguro e geralmente sem complicações. Normalmente à dieta é liberada após a realização do exame. devendo-se evitar alimentos de difícil digestão. 

     É comum ter cólicas e flatos de uma a duas horas após o exame. Pode-se apresentar diarreia até 24-48h após o exame.

   Em caso de alguns deste sintomas deve-se dirigir ao pronto atendimento:

  • dor abdominal muito forte — diferente das cólicas intestinais esperadas;

  • vômitos;

  • febre;

  • grande distensão abdominal;

  • sangue nas fezes por vários dias ou em grande quantidade.

colonoscopia-como-é-feita.jpg