LIGADURA ELÁSTICA DE VARIZES 

O que é a ligadura elástica endoscópica ?

 

       As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esôfago, geralmente na sua metade inferior, e que são uma consequência possível das doenças crônicas do fígado. Estas varizes apresentam um risco elevado de hemorragia e, portanto, existem alguns tratamentos que permitem prevenir este acontecimento, sendo a Laqueação Elástica de Varizes Esofágicas um deles.

    A ligadura elástica é considerado o melhor procedimento para o tratamento das varizes de esôfago. Estas surgem em pacientes que possuem pressão aumentada da veia porta (hipertensão portal) que possui várias causas sendo a principal delas a cirrose hepática.

      O procedimento é realizado para a prevenção da ruptura deste vasos evitando assim quadros de hemorragia digestiva. Também é utilizado para cessar um sangramento já causado por uma ruptura de variz.

   Todo paciente com varizes deve esôfago deve fazer acompanhamento periódico com seu médico que além de prescrever medicamentos, pode solicitar a ligadura elástica das varizes quando achar necessário.

 

Como é realizado o procedimento?

      O procedimento é realizado com o paciente sedado como em toda a endoscopia terapêutica. Então na ponta do aparelho é acoplado o dispositivo de ligadura elástica. Após a introdução do aparelho o endoscopista identifica as veias dilatadas (varizes) e aspira o ponto a ser ligado para dentro do dispositivo e é disparado a ligadura soltando o anel de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada. Este estrangulamento faz a variz diminuir de tamanho até "secar". Este processo dura cerca de 2 semanas.

 

Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento?

 

      Complicações mais sérias são incomuns, porém podem ocorrer. As principais complicações associadas à ligadura são: dor no pós operatório e  sangramentos imediatos ou tardios.

Cuidados e orientações após a ligadura elática?

     

    Os exames geralmente são realizados a cada 15 dias até o desaparecimento das varizes. A média de procedimentos normalmente é de 3 a 6 sessões.

      Devido ao uso de anestesia, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após a ligadura de varizes esofágicas. Pelo mesmo motivo, durante um período de aproximadamente oito horas depois do procedimento, o indivíduo não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. A medicação usada na anestesia pode ocasionar um período curto de amnésia.

       Normalmente o primeiro dia pode ter um certo desconforto durante a alimentação, que é normal e melhora nos primeiros dias. Nos 3 dias após o procedimento o paciente deve fazer dieta ingerindo apenas líquidos e pastosos. Evite alimento e liquidos quentes. Não realize atividade física e evite carregar peso por no mínimo 3 dias. Na presença de dor, sangramento, falta de ar ou de qualquer outro sintoma não usual, deve entrar em contato com seu médico assistente.